sábado, março 19, 2005

Acidente em Montemor-o-Velho

Primeiro a notícia:

Um homem ficou hoje soterrado quando trabalhava a uma profundidade de cerca de dez metros, no concelho de Montemor-o-Velho. O acidente ocorreu no lugar de Pelicanos, freguesia de Arazede, pouco antes das 11h00.

A falta de consistência do solo arenoso e a profundidade a que se encontra a vítima dificultaram as operações de socorro, que
envolvem uma dezena de bombeiros e vários populares, apoiados por máquinas escavadoras, disse fonte do Centro Distrital de Operações
de Socorro (CDOS) de Coimbra.

Os bombeiros que foram mobilizados para o local, em quatro viaturas, pertencem às corporações de Montemor-o-Velho e Cantanhede.
SIC

Acabei de ver a notícia na televisão e digo....
...é lamentável

situação de retirada do corpo de um poço, se viram as imagens...
1º a população a ver os acontecimentos de um perímetro que não parece seguro
2º se o cordão de segurança fosse seguro, os familiares não teriam conseguido chegar à ambulância que retirava o corpo e muito menos as televisões.

O que poderia fazer no local 1 psicólogo?
Um Psicólogo teria arranjado 1 sala para os familiares poderem esperar pela retirada do corpo, onde estaria a efectuar a estabilização dos familiares.

Em situações idênticas em que já intervimos, apesar do cordão de segurança não ser da nossa competência, é nosso dever informar quem de direito que a distância não está segura (lembro-me da queda do viaduto do ic19 em que o cordão estava lá mas permitia às pessoas estarem em cima dos destroços, foi necessário pedir para aumentarem o perímetro).

O respeito pelo sofrimento e processo de luto de cada pessoa é imperativo, imagens como as vistas dos familiares desesperados a tentarem chegar à vítima deverão ser evitados.

Pergunta : Como se estarão a sentir aquelas pessoas? Ainda acham que o Psicólogo não faria falta?

1 comentário:

Anónimo disse...

Para quem faz, ou já fez, trabalho de rua com apoio de psicologo, sabe bem que é uma presença indispensavel.
Certo é que ainda não se conseguiu chegar ás mentalidades de todos em todo o lado...
Pena para quem sofre sem ás vezes ter em quem depositar, nem que seja, um olhar...
BEijocas pra todos
Raquel