segunda-feira, abril 27, 2009

P T QUAKE ’09 Novidades

As novidades que estávamos à espera!!

O Exercício "PTQUAKE09" terá lugar nos dias 5 e 6 de Maio de 2009.

Trata-se do terceiro e último exercício da série planeada e conduzida pela ANPC no quadro da validação dos pressupostos do Plano Especial de Emergência de Risco Sísmico para a Área Metropolitana de Lisboa e Concelhos Limítrofes (PEERS-AML). Os primeiros exercícios desta série decorreram em 2008, respectivamente em Maio e Novembro.

O "PTQUAKE09" é ainda o primeiro exercício internacional de protecção civil a ter lugar em Portugal. Nesta medida, o exercício enquadra-se na iniciativa europeia FIRE 6 e fará mobilizar para Portugal equipas de protecção civil com valências nas áreas da Busca e Salvamento em ambiente urbano e da emergência médica oriundas de Espanha, França, Itália e Grécia. Participarão ainda neste exercício equipas das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, também com valências nas áreas acima identificadas.

A principal finalidade deste exercício é treinar a estrutura operacional e restantes Unidades Orgânicas (UO) da ANPC e ainda as demais entidades com responsabilidade em matéria de protecção civil, à luz dos princípios do Sistema Integrado de Operações de Protecção e Socorro, do PEERS-AML e, concretamente, no quadro de uma intervenção em caso de ocorrência de um evento sísmico, conduzindo à intervenção de equipas regionais e europeias nas operações.

Neste sentido, o "PTQUAKE'09" apresenta cinco principais objectivos:

  • Operacionalizar a versão em análise do PEERS-AML, na componente dos mecanismos de direcção, comando e controlo, do reconhecimento avançado, da resposta imediata e de curto-prazo, da avaliação de estruturas, apoio social, apoio logístico da gestão de informação e dos mecanismos de assistência internacional;
  • Exercitar o planeamento e a condução de um exercício LIVEX de âmbito internacional por parte da ANPC;
  • Exercitar o acolhimento e a integração de equipas de intervenção europeias numa operação nacional;
  • Testar a articulação operacional com equipas das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira e;
  • Testar a interoperabilidade entre as equipas de intervenção nacionais e as europeias nas Áreas de Intervenção (AI) da Busca e Salvamento em Ambiente Urbano (USAR) e da Emergência Médica (EM).

Entidades Nacionais Participantes

Participam activamente no exercício "PTQUAKE09" as seguintes entidades nacionais:

  1. Corpos de Bombeiros da AML
  2. Serviços Municipais de Protecção Civil de Benavente, Lisboa, Vila Franca de Xira e Seixal
  3. Forças Armadas: Marinha, Exército e Força Aérea
  4. Empresa de Meios Aéreos
  5. Associações de Radioamadores

Equipas Nacionais

As Equipas Nacionais são constituídas por operacionais oriundos das diversas entidades participantes, com valências nas seguintes áreas:

  • Emergência Médica
  • Busca e Salvamento
  • Matérias Perigosas
  • Apoio Psicológico
  • Mortuária
  • Apoio Social
  • Incêndios Urbanos e Industriais
  • NRBQ

Equipas Internacionais

As equipas internacionais participantes no "PTQUAKE09" são oriundas de Espanha, França e Grécia.

No que respeita à participação internacional, foram solicitadas aos países participantes valências nas áreas da busca e salvamento em ambiente urbano (USAR – Urban Search and Rescue) e da Emergência Médica.

Cenários

O cenário do exercício "PTQUAKE09" é fictício e deverá permitir a condução das acções a tomar em caso de diversas ocorrências no âmbito da Protecção Civil, de acordo com as capacidades e possibilidades das entidades participantes.

Dos vários cenários possíveis no território da AML CL admite-se como hipótese de planeamento um cenário próximo de magnitude moderada a elevada (magnitude=6.6/6.7) com epicentro no Vale Inferior do Tejo. Deste cenário resulta uma área afectada com um raio superior a 40 km, cujos danos estimados deverão concentrar-se, em especial, em torno dos concelhos marginais ao rio Tejo.

Como hipótese de planeamento para o “PTQUAKE09” com probabilidade de gerar danos moderados a elevados, são de considerar os concelhos de Lisboa, Seixal, Vila Franca de Xira e Benavente.

O exercício será jogado, durante os dois dias seguidos, sem interrupção, nos três distritos acima mencionados e ainda na cidade de Lisboa.

Durante o exercício "PTQUAKE09" serão testadas apenas as seguintes valências: Avaliação e Reconhecimento (ERAS), Busca e Salvamento em Ambiente Urbano (USAR), Emergência Médica (EM), Incidentes com substâncias Nucleares, Radiológicas, Biológicas e Químicas (NRBQ) e com Matérias Perigosas (HAZMAT), Mortuária (MORT), Incêndios Urbanos e Industriais (IUI), Apoio Social (APSOC), Apoio Psicológico (APSIC), Avaliação de Estruturas (AVEST) e Perímetros e Áreas de Segurança (PASEG).

Mais informações em http://ptquake09.prociv.pt/

6 comentários:

PSIC disse...

Não percebo porque separam o apoio psicológico do apoio social. Não faz sentido, em situação de catástrofe são os serviços que têm de ir às pessoas e não as pessoas aos serviços. Basta ler as recomendações europeias e mundiais, para verificar que o apoio terá de ser enquanto psicossocial, mas pronto. Escapa-me a lógica.

ct2jhx disse...

O que eu não entendo é o porqê de não mensionar o apoi dado pelos radioamadores em todas as comunicações efectuadas dede os comandoas operacionáis para todos os teatros de operações apoio prestado entre várias associações de radioamadores para a protecção civil como radioamador participante sinto revolta por o nosso trabalho gratuito e voluntário ser posto de lado sem pelo menos uma pequena m~enção já que todos os teatros e postos de comando estavão monidos de radioamadores e todos tinhão informações prestadas por estes que montarão uma redede de comunicações sem auxilio de repetidores já que estes podião colapsar numa catastrofe deste genero era apenas este o reparo que aqui queria deixar com os melhores 73 ct2jhx paulo vitor

PSIC disse...

Paulo tem toda a razão no que está a dizer. Realmente numa situação real os rádio amadores serão essenciais ao bom desempenho dos actores de protecção civil.
Realmente também não percebemos porque não aparece a referência ao vosso trabalho. Agora como pode verificar através dos links que postámos, limitámo-nos a copiar na integra(com link ao site) a informação disponibilizada pela ANPC.

Fica registado o seu desagrado, era bom que esta situação fosse rectificada por quem de direito.

ct2jhx disse...

Como escrevi no 1º post não quero reivendicar louros nem ferir susceptiblidades apenas fiz o reparo porque fui participante activo como muitos outros colegas assim o foram tambem não me arrependo de desnvolver o meu hobi e de partilhalo com todos os que dele nesesitem ou apresiem mas conforme vou transcrever do site oficial do ptquake09 se formos mais cuidadosos a analisar a informação disponivel vem lá mensionado obrigado e os melhores 73 (comprimentos) ct2jhx paulo vitor

ct2jhx disse...

http://ptquake09.prociv.pt/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=41&Itemid=59

PSIC disse...

Já fizemos também aqui a rectificação, tal como está no site do ptquake.