quinta-feira, março 23, 2006

Bombeiros vão ter apoio psicológico

A Associação Portuguesa de Bombeiros e Técnicos Especialistas (APBTE) nasce esta quinta-feira e tem como principal objectivo dar apoio psicológico e técnico, assim como formação, aos bombeiros de todo o país, desde comandantes a soldados. A iniciativa é privada e não tem fins lucrativos, por isso mesmo considera-se «independente».

A APBTE vem preencher a falta de apoio técnico aos bombeiros. «Existe a Liga que funciona como entidade patronal e a Associação Nacional que tem uma vertente mais sindical. Esta nova associação está no "meio" e pretende aumentar o conhecimento quer através da investigação, quer da formação técnica», explicou em primeira mão ao PortugalDiário, Pedro Rios, porta-voz da APBTE.

Um dos primeiros passos é ensinar os bombeiros a lidar com situações de «stress extremo» para que o cidadão possa ser melhor servido. Uma formação inicial que será completada sempre que os homens no terreno necessitarem. «Pela primeira vez os bombeiros vão ter ao seu dispor especialistas para dar assistência também a nível psicológico, além de técnico», explicou o responsável.

A Associação está representa na Federação Europeia das Associações de Oficiais de Bombeiros e Portugal é já o mentor do modelo de Control Incident Stress Management (CISM) para a Europa. «Existe um modelo americano de gestão destas situações, no entanto, na Europa existia essa falha. Portugal assumiu essa responsabilidade de adaptar um modelo mais leve que o americano. Os outros países vão basear-se nos resultados da experiência portuguesa», adiantou.

O apoio psicológico estará também disponível, numa fase posterior, para as vítimas de acidentes e fogos, desde que «não nos sobreponhamos às competências do ministério da Saúde.

A APBTE é privada e vai ser financiada pelas cotas dos sócios que quiserem aderir. Em cima da mesa também estão protocolos com câmaras ou escolas. «Assim, podemos ser independentes e não depender de subsídios», explicou Pedro Rios. Apesar do carácter particular, associação já pediu audiências com a Protecção Civil e com o Ministério da Administração Interna.

Do projecto consta também uma pós-graduação para jornalistas e um jornal on-line.

quarta-feira, março 22, 2006

A DEPENDÊNCIA ÀS EMOÇÕES, ÀS RECORDAÇÕES E A SUA INFLUÊNCIA SOBRE O NOSSO CORPO E PSIQUE

Nos próximos dias 12 e 13 de Abril realiza-se o seminário «A dependência às emoções, às recordações, e a sua influência sobre o nosso corpo e psique». Segundo Irène De Wit, o seminário que, como todos os seminários que realiza, pretende ser dinâmico e de inter-relação com os participantes, tem por objectivo «mostrar como usar o nosso pensamento de forma adequada e como ter acesso a certas partes do nosso cérebro de forma a aprender a gerir o que representa o sofrimento», assim como aprender a redesenhar o mapa das nossas expectativas e manifestar as escolhas que fazemos ao longo da vida, para «regenerar corpo e mente». Iniciando uma análise da nossa mente, Irène De Wit pretende «ajudar os participantes a resolver as problemáticas das suas vidas, criando objectivos por tomadas de consciência, ajudar a encontrar fórmulas adequadas de gerir o stress, os medos, e, em última instância, gizar estratégias de combate às dependências e à doença».

Entre os assuntos que serão abordados destacam-se «Stress e sobrecarga emocional»; «As diferentes dependências em relação ao stockage bioquímico»; «O percurso existencial e as nossas recordações»; «O pensamento como estruturante do nosso somático», «O papel fundamental da ressonância e do medo nas perturbações psicológicas e ao nível lesional»; «A estruturação do “eu”»...

A investigadora, que se notabilizou como conferencista internacional dissertando sobre temáticas como a física quântica, o processo de resiliência, biologia quântica, o transgeracional, re-informação celular, as aromaterapias, e o poder dos elixires florais, entre outras matérias, é também membro fundador da organização não governamental (ONG) “Resiliência no Líbano” – suspensa há dois anos devido aos acontecimentos no Médio Oriente. Nesse âmbito, tem desenvolvido um trabalho aprofundado no campo das matérias dedicadas ao pós-traumático, nomeadamente no acompanhamento psicológico de refugiados que pedem asilo na Bélgica.

Nascida em Anvers, onde exerce psicoterapia há mais de três décadas e se dedica à pesquisa da denominada alquimia vegetal (área em que Iréne De Wit é considerada como pioneira a nível mundial e uma das principais seguidoras do trabalho do Prof. Edward Bach, médico inglês que ficou conhecido pelas suas investigações clínicas no campo das terapêuticas florais e suas aplicações no tratamento das perturbações psicológicas) é autora da obra “Alchimie des fleurs d’Ardenne” (editora Memory Press).

De acordo com Irène De Wit, é objectivo do primeiro seminário, que se realiza dias 12 e 13 de Abril no Hotel Barcelona, abranger não só profissionais de saúde, nomeadamente psicólogos, médicos, homeopatas, e outros profissionais ligados a esta área, mas também o público em geral. A investigadora belga afiança que esta iniciativa pedagógica irá contribuir para a aprendizagem do redesenhar do mapa das expectativas pessoais e como manifestar as suas opções de vida. Segundo Irène De Wit, o seminário versará um conjunto de temáticas que alicerçam o processo de regeneração do corpo e mente.

Programa do seminário a realizar dias 12 e 13 de Abril, no Hotel VIP Executive Barcelona, rua Laura Alves, nº10 – atrás da antiga RTP
(seminário a realizar em francês, com tradução):

- Stress e sobrecarga emocional
- As diferentes dependências em relação ao stockage bioquímico
- O pensamento como estruturante do nosso somático
- O percurso existencial e as nossas recordações
- O papel fundamental da ressonância, do medo, nas perturbações psicológicas e ao nível da lesão
- A estruturação do “eu”
- As nossas emoções na estrutura familiar

Para mais informações, contactar:

Dra. Elisabete Agostinho
(Coordenação e Comunicação)

elizabete_agostinho@yahoo.fr

96 520 31 40

Preço da participação: 200 € (Este preço inclui a entrega do Certificado de Participação)
Os participantes deverão fazer o pagamento de 50 € no acto de inscrição, completando-o à sua chegada ao seminário.

Enviar o formulário com o meio de pagamento seleccionado para:

Dra. Elisabete Agostinho
Avenida das Descobertas, nº43 1º Dto.
2670 – 384 Infantado Loures