terça-feira, março 24, 2009

Títulos importantes na intervenção em Crise e Emergência

Como devem saber, existem imensos manuais de intervenção em crise. Existe também em Portugal um boom na área em que muita gente começa a trabalhar sem saber bem o que está a fazer.

Com vista a minorar as consequências nefastas que uma má intervenção tem na pessoa afectada, sugiro a leitura dos seguintes documentos que irei também pôr em link do lado esquerdo:

IASC guidelines on mental health and psychosocial support in emergencies settings

É um esforço conjunto de vários organismos da ONU e ONG's Internacionais de desenvolver padrões mínimos de trabalho. Tem em vista organizar a confusão que tem sido a intervenção psicossocial em crise e emergência.
Este manual pretende que se tenha em atenção a população alvo da intervenção que efectuamos como parte activa da tomada de decisão e escolha do caminho de recuperação.
É especialmente importante para quem tem ilusões de ir para fora ajudar a fazer aquilo que acha que os outros precisam e não aquilo que eles realmente precisam.


European Policy Paper

Mais uma vez, desta a nível Europeu, a definição de padrões de intervenção. Tal como já devem estar a pensar, não é só em Portugal que se faz muita intervenção desadequada às reais necessidades. Devido às consequências das más intervenções, mais um manual básico para pensarem bem se realmente é isto que querem fazer.

2 comentários:

teresa mendonça disse...

Lamento mto que os moderadores deste blog critiquem tanto o que se faz em Portugal e que não sejam proactivos e demonstrem então como é que Portugal deve trabalhar nesta área. criticar é fácil fazer é que é mais dificil. Sei que o inem esta a trabalhar muito bem nesta area mas segundo me parece desconhecem isso...

PSIC disse...

Sugeria à Sra. Teresa Mendonça que lesse com atenção o resto do blog