domingo, outubro 17, 2004

Carta de Apresentação PSIC

PSICOLOGIA DE SUPORTE EM INCIDENTES CRÍTICOS




CARTA DE APRESENTAÇÃO

Somos uma organização não governamental para o desenvolvimento que congrega psicólogos e outros técnicos com conhecimentos na área da intervenção de emergência e socorro e que têm experiência nos sectores da protecção civil, bombeiros, aeronáutica e forças de segurança.

Temos como objectivo o apoio de emergência a estados, instituições e populações em situação de calamidade, catástrofe ou conflito.
Dentro do território nacional disponibilizamos apoio pós traumático a equipes de emergência e apoio no terreno a vitimas de acidentes de média e grande dimensão, assim como a casos de intervenção em comportamentos suicidas, barricados e outros casos de urgência psiquiátrica quando solicitados.

Colaboramos com o Serviço Nacional de Protecção Civil, as Protecções Civis Municipais, os Corpos de Bombeiros Voluntários, os Sapadores Bombeiros e outras entidades civis ou militares, publicas ou privadas, quando solicitados e desde que as acções requeridas se insiram no âmbito da intervenção urgente em trauma psicológico.
Estamos também vocacionados para a formação e informação nesta área.

Na área do socorro e intervenção de urgência, possuímos um elevado grau de prontidão, disponibilizando resposta a pedido de activação 24 horas por dia e margens de activação de : ½ hora para a zona da grande Lisboa, 4 horas para qualquer ponto de Portugal continental e 24 horas para cenários externos.
Dependemos de apoio logístico de Bombeiros ou Protecção Civil para deslocação de equipas para fora da grande Lisboa.
Temos 10 técnicos qualificados, 3 equipas de 2 elementos com autonomia para trabalho em zona critica e outros elementos em formação.

A nossa intervenção é disponibilizada de forma automática em casos de tentativa de suicídio, barricados, acidentes com mais de 5 feridos ou desalojados na zona da grande Lisboa, acidentes de viação envolvendo pesados de passageiros com os respectivos ocupantes ou um número inusitado de viaturas, acidentes aéreos, atentados terroristas, incidentes e acidentes em recintos de grande concentração de pessoas e envolvendo um número significativo delas, acidentes com equipas de emergência e socorro.

Fora do território nacional, e dependendo dos pedidos da Protecção Civil nacional, disponibilizamos apoio a missões ou equipas de missão em cenários de catástrofe humanitária ou a comunidades portuguesas no estrangeiro no âmbito da gestão dos incidentes críticos por que estejam a passar ou tenham passado.

Possuímos uma Comissão Instaladora que promoveu já a Assembleia de constituição da Associação no passado dia 1 de Janeiro de 2004 e que é constituída por 3 elementos:

Dr. BRUNO BRITO
Psicólogo Clínico, Adjunto de Comando Bombeiros Voluntários de Cacilhas, formação internacional em traumatologia

Dr. JORGE SILVA
Psicólogo Clínico, Psicólogo Militar

Dr. LUDGERO PANINHO
Psicólogo Criminal


Contactos:

Correspondência – PSIC, Edifício dos BVCacilhas, Almada

Email - psic.pc@iol.pt

PEDIDOS DE INTERVENÇÃO DE EMERGÊNCIA:

Bruno Brito: 93 805 32 03

Ludgero Paninho: 93 430 38 25

Jorge Silva: 96 589 12 88

Ana Margarida Santos: 96 670 64 23

Rosalina Fialho: 93 845 23 73


PEDIDOS DE INTERVENÇÃO INSTITUCIONAIS:

Dr. Abel Ramos SNBPC
jramos@snbpc.pt
93 640 97 48

Dra. Rosalina Fialho
Bombeiros Voluntários de Cacilhas

Dra. Ana Margarida Santos
Bombeiros Voluntários da Amadora

Dra. Patrícia Sebastião
Bombeiros Voluntários de Moscavide

Dra. Manuela Moura
Bombeiros Voluntários da Pontinha

Dra. Ana Lopes
Bombeiros Voluntários de Santiago do Cacém

Paulo Severino
Bombeiros Voluntários de Albufeira

Sem comentários: