domingo, outubro 24, 2004

Operação Irão 2003

O terramoto que ocorreu no Irão, na região de Bam, no final do ano de 2003 foi a primeira missão portuguesa ao exterior enquadrada da primeira à última hora pela equipa PSIC.
Ficam aqui alguns dados da nossa intervenção, obviamente cortados em pontos deontológicamente não publicáveis.

Dados do International Institute of Earthquake Engeneering and Seismology
......

À medida que a informação foi melhorando o número de mortos chegou já aos 50.000, o de feridos aos 20.000 e os de desalojados 100.000.
.....

1- Accionamento:

Através da União Europeia o Governo Português foi contactado e decidiu enviar um grupo de emergência accionado e coordenado pelo SNBPC.

Nesse mesmo dia foi iniciado o processo de convocação e a Equipe PSIC disponibilizou-se quer para integrar 1 elemento no grupo quer para suporte do grupo desde a hora de concentração.
Afastada a hipótese de participar na missão ficou acertada pelo CNOS a participação da PSIC no enquadramento técnico desde o primeiro momento.

2- Equipe a enquadrar:

CDOS António Manuel Machado
Chef of mission

....mais 37 homens: Sapadores Bombeiros, GNRs, PSPs, INEM, Técnicos, cães de busca...

4- Equipe enquadrante:

LUDGERO PANINHO – Psicólogo Bombeiro
ANA SANTOS - Psicóloga / Adj Com. B.V.Amadora

5- Acção desenvolvida:

Preparação de um questionário para identificar situações potenciadoras de stress no momento actual da vida pessoal e profissional dos elementos da equipe.

Presença na concentração da equipe no Centro de Instrução dos Sapadores Bombeiros de Lisboa, em Chelas, Lisboa, pelas 8 horas do dia 27 Dezembro 2003.

Participação no Briefing Operacional.

Acompanhamento da equipe até ao Aeroporto Militar de Figo Maduro.

Confirmação da presença da equipe PSIC à chegada dos elementos da missão ao território nacional.

Comparência no CNOS pelas 00.00h de 4-01-2004 para preparação da recepção ao grupo de missão.

Comparência pelas 02.45h na chegada a Figo Maduro do avião que trouxe de volta a equipe de missão e sua recepção no local.

Briefing da PSIC no CNOS pelas 05.00h .

Confirmação da PSIC no briefing operacional e no briefing psicológico a realizar com a equipe no SNBPC durante os dias imediatos após o descanso da equipe.

Avaliação individual do nível de stress e defusing de todo o grupo.

Elaboração de relatório operacional sectorial.
......

6- Referencias ocorridas à pertinência da vertente PSIC:

- Mostafa Mohaghegh, Chefe do Departamento de Assuntos Internacionais da IRFC ( International Federation of Red Cross and Red Crescent Societies), responsável pela coordenação da ajuda internacional fora a questão da Busca e Salvamento, declara na pagina da organização em http://www.ifrc.org/ , que é necessário obter ajuda de suporte psicológico para os sobreviventes.

- O IRC, Iran Red Cross, enviou já para o terreno especialistas em suporte psicológico em ambiente de catástrofe mas já se declararam impotentes perante o número de vitimas a enquadrar.

- A equipe de busca e salvamento da Africa do Sul dá por terminado o seu trabalho no Irão na sexta-feira, 2 de Janeiro, mas chegou entretanto ao local uma equipe daquele país especialisada em apoio psicológico a sinistrados.


ABCNews 3-1-2004:
"Post-traumatic stress disorder is highly prevalent," the U.N. report said. On Friday the U.S. field hospital operated on a young Iranian soldier who tried to commit suicide by shooting himself after discovering the Dec. 26 quake had wiped out his family.
"If we don't pay the best attention to this, it will lead to more cases of depression, suicide and other mental health problems," said Dr. Mohammad Farojpour, the head of Kerman province's mental health department.
French and German aid groups were flying in a total of 130 psychologists and psychiatrists to counsel survivors, the U.N. report said. The Iranian Red Crescent Society has already deployed 40 women counselors to Bam.
The quake of magnitude 6.6 damaged beyond repair as much as 85 percent of Bam's houses and buildings, the report said. Camps of tents with heating are being erected around the city, U.N. officials said. Up to now, the homeless have been living in unheated tents set up amid the ruins.
Farojpour said that among the many things disrupted by the quake was the supply of opium to the city's addicts. Before the temblor, an estimated 20 percent of people over the age of 15 in a population of 80,000 were believed to be addicted.
Methadone, codeine and sterile syringes were being given to drug addicts, Farojpour said.

7- Actualização de Informação do local:

- Cerca de 100.000 desalojados a tentar abandonar a cidade

- temperaturas nocturnas a chegar aos -9º Centigrados

- Pó em grande quantidade o que frusta qualquer tentativa de as vitimas soterradas tirarem partido das bolsas de ar. Morte por asfixia das vitimas. Maior número de mortes

- 1166 voluntários estrangeiros a trabalhar no local, provenientes de 48 países. Maior ou menor grau de entrosamento e deficiências prováveis na cadeia de comando. Corpo elevado a ter em consideração para apoio psic

- 20.000 voluntários iranianos, a maior parte sem falar inglês sequer

3-1-2004:
- A report by the U.N. Disaster Assessment Coordination Team said the confirmed death toll from the Dec. 26 quake had risen to 29,700 with the addition of 1,700 burials in villages around the southeastern city of Bam. It said there are believed to be at least 5,000 unregistered burials.

Relato directo após a chegada:

- A equipe portuguesa foi a 30ª a entrar em acção, no total das 72 equipes envolvidas

- a equipe portuguesa retirou cerca de 100 corpos dos escombros

- a equipe portuguesa não detectou nenhum vivo

8- Aspectos a minimizar no futuro:

- Necessidade de manter o briefing psicológico dentro do tempo e dos parâmetros pré definidos com eventual utilização de períodos mortos no aeroporto. A espera pode ser usada em sala com passagem de mais informação

- A equipe só deve abandonar o local depois de o transporte efectivamente sair. O adiamento da partida das 12 para as 15 h. teria dado à equipe todo este tempo de disponibilidade e suporte que assim desperdiçou

- A equipe tem de ter identificação própria, nomeadamente um cartão PSIC na lapela.

- Os elementos PSIC devem munir-se de cartões pessoais para deixar a todos os elementos das equipes e às suas chefias e coordenadores. No cartão deve constar: o símbolo Psi a vermelho, a sigla PSIC em grande e a sua tradução em pequeno, o nome do técnico e o seu contacto individual directo, de preferência um telemóvel. O cartão deve ser dado à partida e cada elemento deve levar consigo pelo menos o cartão de um dos PSICs envolvidos

- O incentivo para disponibilizarem o contacto do PSIC aos familiares que deixam em Portugal deve ser feito, sendo de proteger sempre a confidencialidade de quem contacta quem

- À chegada ao aeroporto as equipes devem ser recebidas pelas entidades oficiais sem medias, deve ser feita a sua condução em autocarro até ao hangar onde será feito um mini debriefing de 15 minutos para avaliação da estabilização. Só depois deve a equipe ser exposta ao público. Evita-se algum risco de descompensação em publico e acolhe-se os elementos com um café quente e um reconforto. O sofrimento interior não deve ser exposto sem criar uma alternativa de escusa. Esta situação em muito será ultrapassada se a PSIC participar em toda a operação. A viagem de avião pode ser utilizada para essa preparação.

- A participação da equipe PSIC desde o primeiro momento até ao ultimo fará sentido, nos seguintes parâmetros:

1-levantamento dos factores culturais e religiosos da região em causa e preparação dos elementos durante a fase de concentração e viagem com ajuda para se situarem no espaço geográfico e nas condições específicas do evento

2- levantamento das condições naturais especificas e treinamento da equipe em estratégias de combate psíquico ao excesso de calor, frio ou dor

3-levantamento dos incidentes pessoais recentes na vida dos elementos da equipe e que sejam potenciadores de descompensação por exposição ao stress agudo com posterior decisão de eventuais colocações em 2ª linha

4-acompanhamento permanente da equipe durante a fase de intervenção e disponibilidade para preparar pares de suporte na população alvo vitimada ou intervenção pontual com outras equipes não enquadradas por psicólogo

5- avaliação durante o retorno para subsequente decisão sobre a viabilidade de descontinuar o acompanhamento de cada elemento até ao debriefing a fazer após a licença

6- realização do debriefing psicológico nos subsequentes 7 dias

......

Sem comentários: