domingo, novembro 07, 2004

Acidente com Comboio em Inglaterra

Acidente com comboio em Inglaterra
6 de Novembro 2004

O comboio de alta velocidade 1735 que fazia a viagem de Paddington para Plymonth, circulando a 100 milhas por hora e levando cerca de 300 passageiros divididas por 8 carruagens, abalroou um veículo ligeiro que se encontrava parado no meio da passagem de nível automática de Ufton Vervet, entre Reading e Newbury, no condado de Berkshire, e despistou-se.

Eram 18h e 30 m. da noite de um Sábado calmo de outono, estava escuro e fazia nevoeiro, naquela zona de paisagem rural inglesa, mais frequentada por veados do que por pessoas.

A linha férrea corre junto a um canal e paralela à auto-estrada A4 que vem de Londres e serve as cidades de Reading e Newbury.

Foi declarado um MAJOR INCIDENTE e activada um Major Incident Team tal como previsto no Major Incident Plan.
Forças envolvidas:
British Transport Police de Thames Valley
Berkshine Fire and Rescue (100 bombeiros e 4 viaturas pesadas de socorro)
Royal Berks Ambulance + reforços (20 ambulâncias)
Royal Berkshire Hospital
Mais 2 hospitais da região para feridos que andem pelo seu próprio pé

Vi em directo na Sky News e tirei os seguintes apontamentos:

Sem qualquer alvoroço, sem nunca se ver uma imagem do comboio ou das vítimas pré alta hospitalar, sem corridas de socorristas nem de médicos, sem uma única figura política a aparecer!

18.30 – descarrilamento

18.34 – chegam os primeiros socorros ao local

18.45 – o local está completamente isolado de acesso exterior num perímetro de 5 milhas quadradas

21.oo - A Sky News dá a notícia já com o número de emergência 0845 8505505 e filma de muito longe as luzes intermitentes a piscar no meio da noite. A mesma imagem repete-se toda a noite, do mesmo local. Um residente local descreve à tv o que viu no local do acidente:
"apareceram num instante, fecharam a zona e trabalhavam em grupos, não corriam, sabiam sempre o que fazer, para onde ir, de repente a linha ficou iluminada como de dia, batiam com martelos nas carruagens contorcidas para verem se havia reacção do interior, estava cheio de ambulancias...foram incrivelmente rápidos e serenos, fizeram-me sair dali"

21.15 – Ouve-se a voz ao telefone de um sobrevivente sem ferimentos que como os demais nas mesmas condições fala de um hotel perto da zona do desastre, para onde foram encaminhados todos os passageiros sem ferimentos

21.20 – Primeiro sobrevivente sem ferimentos é filmado e relata que após o despiste ficaram na linha férrea pouco mais de 5 minutos e logo apareceram os socorristas com grandes luzes de emergência

21.25 – Fala ao telefone o deputado regional, ao lhe perguntarem se vai para o local diz que não deve empatar o trabalho dos socorristas, que fica no gabinete a trabalhar

21.33 – Um elemento do Royal Berks Ambulance, pelo telefone informa a tv qual o número de feridos, ambulancias no local, tarefas a desempenhar, encarcerados perto de 50 e diz estarem treinados e preparados para tais eventos e que tudo está a decorrer segundo o previsto e sem contratempos

21.38 – Uma porta-voz do hospital de 1ª linha, no jardim frente a este e sem se ver movimento de carros ou pessoas fala calmamente e sorrindo, informando que estão preparados, que têm treinado aquilo mesmo e que estão serenos e a trabalhar. Refere que os familiares têm espaços próprios de informação e que têm meios que accionaram e que sobraram. Refere que passaram de 4 para 8 postos de reanimação.

21.43 – Um casal de idosos fala à saída do hospital, referem que só se assustaram e disseram que a chegada de socorro foi muito rápida, de 5 a 10 minutos, que pareciam anjos (sic)

22.20 – é dado o segundo número de emergência 0870 0100723

22.45 – o serviço de emergência dá pelo telefone uma 2ª avaliação, calma, referindo que tudo foi muito rápido pois estão muito bem treinados e são profissionais

23.28 – conferência de imprensa no limite da zona de protecção do local, muito longe do acidente: dura 6 minutos, fala o chefe da polícia local, o chefe do serviço de ambulancias local e o representante dos bombeiros locais. Pela primeira vez é referido o número de mortos: 6, 61 feridos, 11 dos quais graves. Declaram o local livre de vítimas e mantêm até de manhã uma força de busca com cães nos campos em redor, na possibilidade de algum passageiro em choque ter saído do local do acidente e ter andado sem rumo numa noite fria

23.35 – O médico do hospital de 1ª linha fala à imprensa, outra vez no jardim, outra vez sem movimento de carros ou pessoas, outra vez dando números e referindo que têm equipamento e pessoal técnico que acorreu de imediato e sobrou para o necessitado. O jornalista pergunta porquê tanta serenidade no exterior do hospital e ele responde: estamos treinados e temos tudo previsto e sob controle.

3 horas de televisão...parecia um simulacro, dos muito bem feitos.

Resumo:

Um comboio de alta velocidade com 300 pessoas a bordo choca de frente e descarrila, de noite, no meio do campo:

5 minutos depois o local estava iluminado e vedado

150 feridos, 50 encarcerados e 6 mortes

5 horas depois o local estava limpo de vítimas, a conferencia de imprensa feita, a calma nunca deixou de existir

espantoso!!!!

Ludgero Paninho com a Sky News num serão de Sábado à noite...
gravado em vídeo, para visionamento

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