domingo, novembro 07, 2004

A História da PSIC

A PSIC começou por ser um projecto que nasceu quase simultaneamente nos Bombeiros Voluntários de Cacilhas, pela mão de Bruno Brito, e nos Bombeiros Voluntários de Santiago do Cacém, pela mão de Ludgero Paninho, licenciados em Psicologia e recém chegados a esses corpos de bombeiros.

O projecto de Cacilhas começou, no entanto, muito mais estruturado e foi rapidamente reforçado por mais recentes licenciados que começaram a estagiar no Gabinete de Psicologia aí entretanto criado, ao mesmo tempo que Ludgero Paninho deixava Santiago do Cacém e se integrava também no Gabinete de Cacilhas.

A formação que Bruno Brito fez nos Estados Unidos e as formações internas que foi montando, permitiram à equipa reforçar conhecimentos. A experiência de rua, integrados nas saídas normais de emergência, permitiu-lhes ganhar rodagem. O apoio do Dr. Abel Ramos do SNBPC facilitou-lhes o acesso às operações montadas centralmente e a situações dispersas pelo território nacional.
O trabalho que fizeram no departamento de formação da Federação Distrital de Setúbal, introduzindo estas novas matérias nos currículos dos bombeiros, trouxeram-lhes contactos e reconhecimento.

Entretanto, nos Bombeiros Voluntários de Santiago do Cacém ficava uma ex-estagiária clínica de Ludgero Paninho, a Ana Lopes.

Nos Bombeiros Voluntários de Cacilhas ficam os ex-estagiários do Bruno Brito, Jorge Silva e Rosalina Fialho. Mais à frente reforçados com a Ilídia Duarte, a Alexandra Sofia e a Cátia Silva.

Entretanto avançava para os Bombeiros Voluntários da Amadora a Ana Margarida Santos, a única profissional contratada em todo este processo.

Para os Bombeiros Voluntários de Moscavide entrava outra ex-estagiária de Ludgero Paninho, a Patrícia Sebastião, hoje Adjunta do quadro de comando.

Nos Bombeiros Voluntários da Pontinha entrava a Manuela Moura.

Nos Bombeiros Voluntários de Albufeira pontuava o Paulo Severino, bombeiro de carreira mas a finalizar a licenciatura em Psicologia.

Em Bombeiros Voluntários da Azambuja surgia o Fernando Mesquita, em condições idênticas.

Extra bombeiros, contámos sempre com a prestação da Filipa Felgueira, Psicóloga Clínica a trabalhar no privado, e da Isabel Cambraia que faz idêntico trabalho na Navegação Aérea.

Nos Bombeiros Voluntários da Trafaria está agora a Susana Flores que virá a integrar esta equipa. Nos Bombeiros Voluntários da Amadora está a Márcia Leal, a começar.

Integra também a PSIC o Dr. Abel Ramos, Inspector do SNBPC e elemento de ligação dentro daquele serviço.

São 18 técnicos, na sua maioria com formação de bombeiros, integrando corporações, fardados, com experiência do terreno e formação em Psicologia ou áreas afins. Um manancial de recursos a não perder.

Ludgero Paninho

1 comentário:

Anónimo disse...

Bela História...