domingo, agosto 14, 2005

Bem vindo Alexandre

E temos mais um elemento na nossa equipa.
Alexandre Favaios, que já começou a prestar apoio psicológico, cabe-lhe a zona de Vila Real.

Os bombeiros da corporação de Santa Marta de Penaguião receberam apoio psicológico devido à morte de um voluntário quando combatia um incêndio que deflagrou na zona de Ermida, Vila Real, disse fonte do comando distrital.

O comandante operacional do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Vila Real, Almor Salvador, disse à Lusa que alguns elementos da corporação de Santa Marta de Penaguião ficaram em "estado de choque" devido à morte de um colega esta tarde e, por isso, receberam apoio por parte de um psicólogo.

O bombeiro, de 32 anos, encontrava-se a combater um incêndio que deflagrou na zona de Ermida, Vila Real, quando foi apanhado por uma mudança na direcção do vento, que incendiou também uma viatura de combate ao fogo.

O acidente ocorreu pelas 19h00 e deveu-se a um golpe de vento que provocou um "efeito chaminé" (ao propagar-se em zonas montanhosas as próprias chamas provocam vento e, em condição de temperaturas altas e humidade reduzida, ganham maior velocidade), pormenorizou o comandante do CDOS.

Segundo Almor Salvador, ao contrário do que foi inicialmente dito, o bombeiro morreu asfixiado, devido à inalação de monóxido de carbono.

O acidente ocorreu em plena estrada, tendo alguns dos membros da corporação ainda tentado salvar a vítima.

A morte deste bombeiro eleva para seis o número de soldados da paz que faleceram, este ano, no combate ou a caminho de incêndios.

Os bombeiros de Santa Marta de Penaguião foram os primeiros a chegar ao incêndio que deflagrou esta tarde e só depois verificaram que se localizava na área dos bombeiros da Cruz Verde de Vila Real.

Posteriormente, esta corporação foi chamada para ajudar no combate às chamas que, às 21h30, se encontravam em fase de rescaldo.

Também uma bombeira da Corporação da Cruz Verde que combatia o mesmo incêndio foi hoje internada no Centro Hospitalar Vila Real/Peso da Régua em estado de choque, adiantou o comandante do CDOS.

Nota: Publico, 14 de Agosto de 2005

Sem comentários: