terça-feira, agosto 16, 2005

Menores nos incêndios

O Ministério da Administração Interna vai pedir com "urgência" ao Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC) uma listagem dos bombeiros que combatem os incêndios para saber se há menores envolvidos, disse hoje uma fonte oficial.

O assessor de imprensa do Ministério da Administração Interna (MAI) disse à agência Lusa que o secretário de Estado da Administração Interna, Ascenso Simões, vai solicitar ainda hoje ao SNBPC uma lista completa dos elementos que compõem os Grupos de Primeira Intervenção (GPI), os primeiros a avançar em cenário de fogo.

De acordo com o assessor de imprensa, o MAI desconhece a existência de menores em missões de combate a incêndios, mas quer saber se há violações à lei.

O jornal de Notícias diz hoje, citando um antigo director de operações de protecção civil Manuel Veloso, que os "quartéis estão cheios de GPI formados por estudantes em férias e menores de 18 anos", contrariando a lei vigente.

A lei, adiante o Jornal de Notícias, impede que os cadetes (menores de 16 anos) e os aspirantes (em formação para bombeiros) não possam integrar os GPI, nem ir para a frente de fogo.

Nota: Agência Lusa, 16 de Agosto de 2005

Sem comentários: